Blog do Célio Brito

Segurança | Raio e Ciopaer começam a atuar em Sobral a partir deste sábado (24)


A partir deste sábado (24), Sobral e Região Norte contarão com reforço nas ações policiais. O governador Camilo Santana e o prefeito Veveu Arruda inauguram a nova base do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A solenidade terá início às 9h, no Becco do Cotovelo, que comemora 173 anos, e contará com a participação da vice-governadora e primeira-dama, Izolda Cela; do secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, e dos deputados Leônidas Cristino e Ivo Gomes.


Às 10h, será apresentado, na Praça da Coluna da Hora, o novo batalhão do BPRaio, que contará com 53 profissionais, divididos em 8 equipes, 32 motos e duas viaturas, além do equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais. Dentro do projeto de interiorização do PBRaio, Sobral é o terceiro município do Ceará a receber equipes fixas do batalhão especializado no patrulhamento tático com motos, beneficiando 33 municípios da Região Norte.

“O Raio e a Ciopaer estarão integrados aos outros serviços da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, cada um com sua especificidade de ação, procurando articuladamente trabalhar pela segurança no município de Sobral. O nosso esforço é para que essa ação também seja articulada com o Judiciário, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública para que a gente tenha uma ação sempre mais eficiente no combate à criminalidade”, disse o prefeito Veveu Arruda.


A comitiva também visitará a base da Ciopaer e do BPRaio em Sobral, localizada às margens da pista do aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta com recepção, sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, quatro salas multiuso para a unidade aérea, uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves.

A Ciopaer de Sobral permitirá a ação permanente da Coordenadoria na Região Norte, cobrindo 55 municípios, com uma população de 1,8 milhão de habitantes, e diminuindo o tempo de resposta para atendimento com uma aeronave fixa na Região. Para chegar à divisa do Ceará com Piauí levará cerca de 20 minutos de voo.

Serviço:
Data: 24 de outubro (sábado)
9h – Inauguração da Ciopaer e do Batalhão do Raio de Sobral, no Becco do Cotovelo
10h - Apresentação do BPRaio, na Praça Coluna da Hora.
11h30 – Visita à Base da Ciopaer e do BPRaio (Setor Hangar, Bairro Derby Clube - Aeroporto Virgílio Távora)

Fonte: Blog de Sobral
Postagem Anterior Próxima Postagem