Blog do Célio Brito

Prazo para realização de convenções partidárias termina nesta quarta-feira, 16

O prazo para a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano, termina nesta quarta-feira (16), onde alguns municípios da Região Metropolitana de Sobral (RMS), estarão escolhendo na reta final do calendário eleitoral os seus candidatos. 

Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo coronavírus, os partidos tiveram a opção de realizar as convenções virtualmente, para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O Calendário teve início no dia 31 de agosto e se encerra neste de 16 de setembro. 

Após essa etapa das convenções partidárias, os partidos devem enviar o quanto antes as respectivas atas para gerar o pedido de registro dos candidatos à Justiça Eleitoral, no prazo limite até o próximo dia 26 de setembro. 

A partir do dia 27 de setembro, os candidatos já podem abrir conta corrente da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos, realizações de pequenas reuniões, com grupos reduzidos, nos bairros e distritos de Sobral, obedecendo o distanciamento social. 

As circunstâncias do momento apresentam uma nova forma de fazer campanhas políticas, sem muito contatos diretos com apoiadores para evitar as aglomerações de pessoas. A figura da liderança comunitária, os conhecidos “cabo eleitoral” famosos captadores de votos que moram nas comunidades e prestam um assistencialismo mais direto aos eleitores, voltarão a ser muito disputados devido a influência que terão na somatória final dos votos para os candidatos. 

Os candidatos serão bastantes supervisionados pela justiça eleitoral quanto as movimentações dos atos da campanha, para não promover aglomerações. Com isso, restam fazer uma Campanha mais virtualizada para apresentar suas propostas, além de promoverem debates e lives sem a presença de público para se aproximar dos eleitores. 
Postagem Anterior Próxima Postagem