Blog do Célio Brito

Diocese de Sobral pede revogação da desapropriação da UVA

A Diocese de Sobral, questionou em audiência com o governador Camilo Santana, o decreto que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área com seus imóveis que corresponde ao campus da Betânia, pertence à Diocese de Sobral, desde a fundação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em 1968. 

Segundo os representantes da Diocese de Sobral, legítima proprietária do imóvel onde se encontra abrigado o campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, cedeu durante o período de dez anos, a título gratuito, a utilização do mesmo pelo Estado do Ceará, e que inexistem a intenção de vender o referido imóvel. 

Em nota, à Diocese de Sobral, reafirmou que possui um papel fundamental na educação do estado do Ceará, sendo a responsável pela criação do primeiro curso de Filosofia no Norte do Estado do Ceará, além da criação das bibliotecas do Seminário Teológico-filosófico. Contudo, pretende manter a Universidade Vale do Acaraú – UVA no referido imóvel pelo período que o estado desejar. 

Por fim, o governador Camilo Santana, se comprometeu em reavaliar o pedido de revogação do decreto, que se deu em virtude da posição contrária dos representantes da Diocese de Sobral à desapropriação do Campus da Betânia, que é um monumento histórico, religioso e cultural.
Postagem Anterior Próxima Postagem