Blog do Célio Brito

Taxa de iluminação pública volta a ser polêmica na Câmara Municipal de Sobral

A Câmara de Vereadores de Sobral, realizou manhã de quinta-feira (18), audiência publica para debater a cobrança de tarifas exorbitante da iluminação pública na zona rural do município, que em alguns casos chegou a dobrar o valor de consumo. A situação tem gerado polêmica e dividido a opinião dos sobralenses. Confira no vídeo (AQUI)

Para surpresa da população, a operadora de distribuição de energia elétrica (ENEL), passou a aplicar a cobrança da taxa de iluminação pública aos moradores da zona rural, com base numa legislação municipal aprovada em 17 de dezembro de 2014, que não vinha sendo cobrada. Mas, segundo o representante da ENEL, Ronaldo Freire, por exigência da Procuradoria Geral do Município(PGM), passou a ser efetivada a cobrança dos meses agosto e setembro, nos termos dessa legislação. Confira no vídeo (AQUI)

Contudo, uma nova legislação para corrigir os valores elevados na taxa de iluminação pública, havia sido aprovada em setembro passado, que deverá ser aplicada já na fatura de outubro. Portanto, não se sabe das motivações reais da antecipação da cobrança, que gerou toda essa polêmica, se havia uma nova legislação a ser implementada. 

Para o secretário de orçamento e finanças da prefeitura Ricardo Teixeira, a nova legislação concede aos trabalhadores rurais de baixa renda e aposentados, isenção da cobrança. Serão dispensados também da taxa de iluminação pública, os moradores da zona rural que consumirem mensalmente até 30 kWh. O consumidor que consome entre 31kWh e 100 kWh, vai ter uma contribuição de iluminação pública de um pouco menos de R$ 3,00. Garante o secretário. Confira no vídeo (AQUI)

Percebe-se, que tudo gravita nas articulações para a renovação da mesa diretora da Câmara Municipal, quando lideranças da oposição e alguns membros da base, tentam fortalecer seus grupos para superar o grupo majoritário de situação que comanda a direção da casa.

Colaboração dos videos do portal S1 News
Postagem Anterior Próxima Postagem