Blog do Célio Brito

Ronda Escolar conduziu círculo de construção de paz para superação da violência escolar

O Grupamento da Ronda Escolar, vinculado a Guarda Civil Municipal de Sobral, realizou na tarde desta quinta-feira (09), na Escola de Ensino Fundamental Domingos Machado, um anexo da Escola Maria do Carmo Andrade, situada no Distrito Salgado dos Machados, zona rural de Sobral, um círculo de diálogos juvenis e construção de paz, como parte da programação do Projeto Pedagógico da Escola, com trabalhando temas transversais. 

Na ocasião, os facilitadores e formadores em práticas restaurativas da Ronda Escolar, subinspetores Flávio, Célio e França, abordaram pedagogicamente temas que geralmente impulsionam a violência escolar, como bullying, gênero, convivência, valores, respeito, projeto de vida. 

Após a cerimonia de abertura do círculo, partindo da vivencia pessoal de todos os estudantes, os mesmo puderam relatar coletivamente casos relacionado ao tema que tenha causado danos na sua vida ou na vida de outros, reconhecendo os tipos, os fatores e as consequências da violência escolar. 

A dinâmica proporcionou aos estudantes a oportunidade de falar com os colegas e sua escuta ser valorizada e respeitada. Com isso, as propostas de mudanças de pensamentos e de vida, começam a surgir baseado na compreensão e sugestionado a se colocar no lugar um do outro para eles percebem que tem colegas que passam por algumas situações às quais eles já passaram ou estão a passar. 

O projeto é fruto de uma parceria interinstitucional que envolve a Secretaria da Cidadania e Segurança e a Secretaria da Educação (SME). Contou com a participação da diretora Evaldina e do coordenador Carlinhos, professora Daniele e Professores Renato, Ivânia e Leidimar coordenadores do projeto. 

Serviços 

Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec) 
Rua Engenheiro José Figueiredo, nº1035 na Cohab I/Sobral 
Atendimento: Segunda a Sexta, das 8 às 12hs /13 às 17hs 
Contato: (88) 3611 5695
Postagem Anterior Próxima Postagem