Blog do Célio Brito

Brasil foi denunciado na ONU sobre violência contra religiões de matriz africana


 
A intolerância religiosa cresceu no Brasil e o país foi denunciado na ONU sobre essa situação. Nos últimos anos, muitas religiões de matrizes africanas, tiveram suas casas depredadas ou roubadas. Um alerta sobre o racismo, e uma ameaça ao sagrado que preserva a vida e a identidade da população negra no país. 

A ONU recebeu uma carta entregue por Heloisa Helena Costa Berto, a Mãe Luizinha de Nanã, ao lado do ator Danny Glover, denunciando a violência contra religiões de matriz africana no Brasil. A sacerdotisa e militante do movimento negro viveu por mais de 40 anos na Vila Autódromo, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Lá, em 2015, liderou a resistência contra a remoção de famílias próximas ao Parque Olímpico. Porém, teve sua casa, o Yle Axe Ara Orun Yaba Jiyi, desapropriada pela prefeitura. 

A ideia de escrever e entregar a carta à ONU surgiu em maio deste ano, quando conheceu Danny Glover. Ela entregou a ele uma carta denunciando a violência contra as religiões de matriz africana, e surgiu a ideia de entregá-la à entidade internacional.
Postagem Anterior Próxima Postagem